Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página
HISTORIA DO MUNICÍPIO DE BREJINHO

Servicos da Denominação

  • Publicado: Sábado, 20 de Maio de 2017, 11h16
  • Última atualização em Sábado, 20 de Maio de 2017, 14h18

Histórico

Brejinho Rio Grande do Norte - RN

Histórico
Situado na região do agreste Potiguar, é difícil precisar a época exata do início do povoado. Sabe-se, no entanto, que seu povoamento foi iniciado no século XVII, através da concessão da terras em Arês e Goianinha, utilizadas na criação de gado, e em atividades agrícolas, nas culturas de algodão, cana-de-açúcar, feijão e mandioca, entre outras.
Brejos existentes na localidade onde hoje assenta-se o município, deram origem ao nome do povoado, que segundo o historiador Câmara Cascudo, chamou se primeiramente ABREJAVA, nome do olho-d?água que formam os brejos. Como era pequeno passou a ser chamado de Brejinho.
Uma das característica do município é a sua indústria de farinha de mandioca, de qualidade superior, e que torna o produto, bastante procurado, conhecido como a ?farinha de Brejinho?.
Gentílico: brejinense

Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Brejinho ex-povoado, pela lei estadual nº 2832, de 21-03-1963, desmembrado de Santo Antônio ex-Padre Miguelinho. Sede no atual distrito de Brejinho ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-03-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte IBGE

registrado em:
Fim do conteúdo da página