Página inicial Últimas Notícias NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em 16/07/20 09:32 , Atualizado em 12/10/21 09:32 | Acessos: 156

- Não procede a falta de manutenção nos veículos escolares da cidade.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Brejinho, e a Coordenação de Transporte Escolar, vem por meio deste esclarecer aos Brejinhense, que os 05 ônibus Caminho da Escola (Amarelinho) e o conhecido “Caveirão”, encontram-se no pátio da Escola Municipal Dinarte Mariz.

Tivemos por determinação a suspensão das aulas desde o dia 18 de março do corrente ano, tendo em vista a pandemia do Coronavírus COVID – 19. Vale ressaltar que todos os motoristas da Educação são responsáveis e comprometidos com suas funções, que semanalmente eles dão uma volta pelas ruas da cidade nos ônibus para lubrificar as rodas, freios, caixa de marcha, diferencial, etc... E que todos os dias os ônibus são ligados para não arriar as baterias.

Outrossim informamos que semestralmente os ônibus escolar passam por manutenção, reposição de peças desgastada com o uso/Tempo, tem aquisição de pneus novos, manutenção das câmeras de ré, e passam por vistoria junto ao DETRAN, em data marcada pelo CAOP-MP, sempre seguindo as normas e obedecendo o que determina a legislação brasileira de Trânsito, inclusive com alteração de carroceria escolar, vistoriado pelo INSPETRAN e pelo DETRAN, com documentações enviados semestralmente ao Ministério Público.

Com relação ao ônibus conhecido como Caveirão, este já não era utilizado pela classe estudantil, em obediência ao que rege a Legislação do CONTRAN, pois o mesmo é do ano de 1989, e se encontra aguardando o Leilão a ser realizado pela Prefeitura Municipal, após o período de Pandemia, mas que o mesmo tem toda sua documentação legalizada, inclusive com tacógrafo, ônibus esse que já serviu muito a comunidade escolar, que tem muitas histórias belas em seus registros junto aos alunos que tiveram a oportunidade de utilizá-lo.

Informamos que todos os motoristas tem o curso de transporte escolar, inclusive realizaram capacitação pelo SEST/SENAT no ano passado, e que todos os anos, eles participam de formações na Semana da Educação.

Como já é de conhecimento da população que através de Emenda Parlamentar do Senador Styverson e do Deputado Federal Walter Alves, o município de Brejinho foi beneficiado este ano com 02 ônibus escolar Caminho da Escola, inclusive será o 1º no município com acessibilidade, os quais já realizamos os procedimentos necessários e estamos aguardando a chegada dos mesmos após a 2ª quinzena de agosto.

Toda população sabe do compromisso e comprometimento de todos os envolvidos no transporte escolar e não permitiremos que politicagem seja feita utilizando os transportes que estão parados diante da suspensão das aulas e da COVID-19.

Segue abaixo documentação que comprova a aprovação pelos Órgãos Fiscalizadores, com competência e responsabilidade sobre o que relatamos. Para maiores esclarecimentos os interessados dirijam-se a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, das 8hs00min as 13hs00min, que teremos o maior prazer em atendê-los e apresentar toda documentação.

Maria das Graças de Araújo Silva Francisco Antevaldo da Silva

Secretária Municipal de Educação e Cultura. Coordenador de Transporte Escolar.